quarta-feira, 10 de junho de 2009

Os Relacionamentos / Os encontros não são casuais

No dia 29 de Maio e após alguns adiamentos, o grupo de amigos do Círculo de Sophia reuniu-se para debater um tema do maior interesse: Os Relacionamentos.
Como brinde tivemos um tema extra para reflectir: Os encontros não são casuais.

Para nos introduzir no primeiro tema - Relacionamentos - tivemos a colaboração das psicólogas Sílvia Santos e Fernanda Martins, que nos falaram sobre a temática dos relacionamentos na perspectiva específica dos relacionamentos amorosos.

Quais os maiores problemas que os casais modernos enfrentam? Como conseguir ultrapassá-los? Como prevenir esses problemas? O que fazer para compreender esses problemas?

A partir destas questões partiu-se para uma troca de ideias, opiniões e pensamentos e houve ainda lugar a um exercício proposto pelas nossas oradoras: descortinarmos qual é o nosso imago. Através dele compreendemos qual o nosso Ideal em termos de parceiro para a vida.

De seguida, a Isilda e o Zé Carlos brindaram-nos com um miminho que foi muito apreciado por todos: Os encontros não são casuais.

Por que é que conhecemos determinadas pessoas no nosso percurso de vida? Por que é que criamos empatia imediata com umas pessoas e com outras sentimos uma antipatia desconcertante? Por que é que temos os amigos que temos? Por que é que só conhecemos determinadas pessoas em determinados momentos da nossa vida e não noutro qualquer?

Nada é por acaso. As pessoas que encontramos nas nossas vidas não são "acidentes" nem "coincidências". Fazem parte do nosso percurso, enriquecem-no, preenchem-no. Crescemos com elas, amadurecemos com elas.

Depois de um lanchinho para retemperar forças, houve lugar a uma agradável tertúlia. Alguns dos amigos tiveram de ir embora mais cedo, mas todos ficámos mais Ricos nesse dia.

Até ao próximo encontro!

O Caminho do Guerreiro Pacífico

Como tinha sido anunciado, no dia 16 de Maio teve lugar a projecção do filme "O Caminho do Guerreiro Pacífico" realizado por Victor Salva e protagonizado por Scott Mechlowicz e Nick Nolte, baseado na obra homónima de Dan Millman.

Após alguns problemas técnicos que serviram para algumas pessoas recém-chegadas se conhecerem melhor e tomarem um chá, e com a música da Semana Académica de Faro como ruído de fundo, um grupo de amigos que se está a tornar cada vez maior e mais ecléctico assistiu a um filme que não deixa ninguém indiferente.

Prova disso foi a agradável tertúlia que se seguiu e em que todos participaram entusiasticamente. Todos tinham algo a dizer. Todos tinham um detalhe a destacar.


Para aguçar ainda mais a curiosidade e a vontade de quem ainda não viu este filme, e para refrescar a memória de quem já viu e ainda não voltou a ver, deixamos aqui um pequeno excerto. Decerto que vos vai fazer pensar como nos fez pensar a nós, e que vai mudar a vossa percepção sobre algumas coisas que até agora vos podem ter passado despercebidas.


"Onde Estás?"
"Aqui"
"Que horas são?"
"Agora"
"Quem és tu?"
"Este momento"