quarta-feira, 10 de junho de 2009

Os Relacionamentos / Os encontros não são casuais

No dia 29 de Maio e após alguns adiamentos, o grupo de amigos do Círculo de Sophia reuniu-se para debater um tema do maior interesse: Os Relacionamentos.
Como brinde tivemos um tema extra para reflectir: Os encontros não são casuais.

Para nos introduzir no primeiro tema - Relacionamentos - tivemos a colaboração das psicólogas Sílvia Santos e Fernanda Martins, que nos falaram sobre a temática dos relacionamentos na perspectiva específica dos relacionamentos amorosos.

Quais os maiores problemas que os casais modernos enfrentam? Como conseguir ultrapassá-los? Como prevenir esses problemas? O que fazer para compreender esses problemas?

A partir destas questões partiu-se para uma troca de ideias, opiniões e pensamentos e houve ainda lugar a um exercício proposto pelas nossas oradoras: descortinarmos qual é o nosso imago. Através dele compreendemos qual o nosso Ideal em termos de parceiro para a vida.

De seguida, a Isilda e o Zé Carlos brindaram-nos com um miminho que foi muito apreciado por todos: Os encontros não são casuais.

Por que é que conhecemos determinadas pessoas no nosso percurso de vida? Por que é que criamos empatia imediata com umas pessoas e com outras sentimos uma antipatia desconcertante? Por que é que temos os amigos que temos? Por que é que só conhecemos determinadas pessoas em determinados momentos da nossa vida e não noutro qualquer?

Nada é por acaso. As pessoas que encontramos nas nossas vidas não são "acidentes" nem "coincidências". Fazem parte do nosso percurso, enriquecem-no, preenchem-no. Crescemos com elas, amadurecemos com elas.

Depois de um lanchinho para retemperar forças, houve lugar a uma agradável tertúlia. Alguns dos amigos tiveram de ir embora mais cedo, mas todos ficámos mais Ricos nesse dia.

Até ao próximo encontro!

Sem comentários: