sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Inauguração


O Círculo de Sophia foi inaugurado no passado sábado, dia 01 de Novembro de 2008 com a presença de vários amigos, num ambiente acolhedor e de “casa cheia”, os nossos limitados 20 lugares.
Foi feita homenagem a um grande amigo, José Matias Pires de Sousa Vaz (1926-2007) e que graças a ele, podemos beneficiar do espaço físico, onde se situa o Círculo de Sophia. Homem de letras e saber que dedicou toda a sua vida à busca do conhecimento nas mais variadas áreas, sobretudo as filosóficas. Grande admirador do filósofo Pitágoras e da sua obra, especialmente os “Versos D`Ouro” contidos na obra, “A Vida Perfeita” que desde muito novo estudou e aprofundou, livro oferecido por uma grande amiga por volta dos seus 20 anos (1946) e que conhecia a sua sede de saber. Citando a dedicatória nele impressa:
“ Ao José Vaz ofereço a “Vida Perfeita”, desejando que ela o inspire a seguir vida idêntica à que Pitágoras nos aconselhou. Custódia de Melo”
Por isso, Pitágoras foi o tema da Tertúlia que se seguiu. Um Powerpoint, onde foi apresentada em traços largos, a Vida e Obra do Filósofo e a sua relação com a actualidade.
A máxima Pitagórica, “Tudo é número”, pode ser encontrada na tecnologia moderna e comprovada pela Ciência (Pitágoras teria um sorriso!!!).

Quem foi Pitágoras?
Pitágoras nasceu por volta de 580 a.C. na ilha de Samos, economicamente rica e desenvolvida e aí beneficiou do apoio do seu governador da altura que apreciava a sabedoria.
Foi descendente de uma família de comerciantes abastados que viajava pelas regiões vizinhas, devido ao negócio. Numa dessas viagens, visitaram o Templo de Apolo e consultaram uma Pitonisa (Sacerdotisa que previa o futuro) e foi-lhes anunciado o nascimento de um filho que seria um homem muito importante para o futuro da Humanidade. Tal como foi anunciado, Pitágoras tornou-se num Filósofo, isto é, um amigo da sabedoria.
Personalidade precoce que viajou e estudou muito, tendo contacto com homens famosos pelo seu conhecimento, tais como: Tales de Mileto, Anaximandro, entre outros.
Por volta dos 20 anos, vai para o Egipto, o que representou uma etapa muito importante da sua vida, visto neste país se centrar o mundo civilizado da época. Viajou igualmente pela Ásia Menor: Júdeia, Fenícia e Pérsia, onde teve contacto com o sistema dualista fundado por Zoroastro. A Índia também terá feito parte das suas viagens, onde toma conhecimento da religião Hindu e dos princípios Budistas, assim como da teoria da transmigração das almas, reencarnação.
Aos 50 anos, volta à sua casa de adopção, o Egipto que pouco depois foi invadido e onde ele foi feito prisioneiro e levado para a Babilónia. Como detido, teve um estatuto privilegiado e foi-lhe permitido aprofundar-se no estudo com os sacerdotes eruditos de matérias como a astronomia, a matemática, a música, etc. ...
Quando foi libertado, volta à terra natal, a ilha de Samos, mas o ambiente que aí encontrou, já não era o mais propício ao desenvolvimento do conhecimento. Pitágoras rumou em direcção à Itália, onde tinha amigos que admiravam os seus conhecimentos e aí fundou a Escola Pitagórica na cidade de estado, Cretona. Para a época foi uma Escola inovadora, aceitando em igualdade o ensino a homens e mulheres.
Terminada esta apresentação, foi informado que o Círculo de Sophia convidou para colaborador a prestigiada Fundação Rosacruz para apresentar temas relacionados com pensamento Filosófico-Hermético.
A vocação do Círculo de Sophia é a divulgação de Cultura e Filosofia; abrangendo espaços de saber, tais como: psicologia, sociologia, literatura, história, música, teatro, etc.
Os colaboradores são oriundos de várias áreas culturais e irão contribuir com aquilo que conhecem e gostam. Associando sempre a simplicidade e a frescura na transmissão dessas matérias, para que nesses encontros e tertúlias, possamos viver momentos de descontracção e alegria, aliados a um enriquecimento pessoal.
O nosso objectivo é que todos os colaboradores e amigos que se queiram juntar a nós, tenham como vivência que o dia das nossas actividades, seja esperado como um momento que nos traz bem-estar e desejo activo e singelo de participar, tornando-se para todos um oásis nas suas vidas, uma vez por mês.
A próxima actividade do Círculo de Sophia é no mês de Dezembro e podemos adiantar que se trata de um filme muito bonito e bom para reflectir o sentido da nossa vida.
Até lá,
Os amigos do Círculo de Sophia,
Isilda e Zé Carlos (assinam como moderadores do espaço)

P.S.: Esperem pela Newsletter de Dezembro.

1 comentário:

Maria Moreira disse...

E que bela inauguração...está de parabéns, vamos lá incentivar esta causa tão nobre!