segunda-feira, 6 de julho de 2009

Mitos

No sábado, dia 4 de Julho, o Círculo de Sophia recebeu de braços abertos e mentes sedentas, a nossa querida Adriana Nogueira que nos veio falar de mitos.

Mais especificamente, veio falar-nos de mitos gregos e da sua intemporalidade. Os mitos são histórias que têm como protagonistas os deuses, em interacção ou não com os mortais. Desses mitos nascem personagens como Narciso, Ariadne, Édipo, as Três Graças, Orestes, ...

O tempo voou, enquanto nos deliciámos com a palestra da Adriana, que nos mostrou quadros de várias épocas que evocam precisamente alguns mitos - Narciso, Ariadne, as Três Graças - ,nos leu passagens da Oresteia e nos contou no seu estilo muito próprio a história de Édipo Rei.

A tertúlia que se seguiu, fez-nos ver que queremos saber mais. Muito mais. E concluímos que na arte e literatura contemporâneas temos várias incursões por todos esses mitos que tinham sempre uma moral, um valor a destacar, uma ideia a reter.

A sala encheu, mas sempre havia lugar para mais um amigo que tivesse vindo para desfrutar de mais um momento de boa disposição, diálogo, companheirismo, e enriquecimento cultural.

Adriana, queremos mais!


"As três Graças" - Rubens

"Narciso" - Caravaggio


"Ariadne" - John William Waterhouse